domingo, 2 de maio de 2010

1ª GINCANA LIMPA MARÉ

ESTA GINCANA FOI DESENVOLVIDA PELO PROJETO BOTO CINZA EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,ONDE AS ESCOLAS ESCOLHIDAS DEVERIAM SER AS QUE TRABALHASSEM COM O SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL MAS O CASTELO BRANCO,APESAR DE TRABALHAR APENAS COM O PRIMEIRO SEGMENTO, FOI ESCOLHIDO POR ESTAR DESENVOLVENDO SEU TRABALHO ANUAL COM PROPOSTAS DE AÇÕES PARA PROTEÇÃO DO PLANETA E TODA A SUA BIODIVERSIDADE.

NOSSOS PEQUENINOS,MOSTRARAM QUE TAMANHO NÃO É DOCUMENTO E DERAM UM SHOW SENDO A EQUIPE ESCOLAR QUE MAIS RECOLHEU LIXO DA BAÍA DE SEPETIBA.

FORAM RETIRADOS DA PRAIA DA POMBEBA (MARAMBAIA)MAIS DE UMA TONELADA DE LIXO.POR 7 EQUIPES EM APENAS DUAS HORAS DE ATIVIDADES.

PRECISAMOS TRABALHAR DE FORMA CONTÍNUA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DESSAS E OUTRAS AÇÕES PARA QUE OS NOSSOS CIDADÃOS POSSAM TER MAIS RESPONSABILIDADE COM O MEIO EM QUE VIVEM E COM MAIS RESPEITO PELA BIODIVERSIDADE DE NOSSA TERRA.

16 comentários:

  1. Que este exemplo sirva para estimular a outra UE do distrito de Muriqui, a rever seus conceitos educativos.
    No ano da Biodiversidade estamos voltados a refletir sobre lixo, reciclagem e meio ambiente... e como meio ambiente inclui seres humanos, vamos reciclar o ser humano educador e transformá-lo em mestre.

    Espero que vocês não esqueçam que todo este movimento excelente, em nada será útil, se a educação formal não for atualizada e tida como prioridade.

    Alfabetização de qualidade, mestres capacitados e bem remunerados, empenhados a integração da comunidade, será motivo de grande regozijo de nossa população.
    Prêmios Mangaratiba já "recebeu" bastante, vamos agora aos resultados práticos.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito orgulhosa de vc Ana... É isso aí, parar de reclamar e AGIR!!!!! Cabe a nós mudar o rumo da história! MULHERES QUE FAZEM!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando se tem espaço, a ação acontece! Já disse por diversas vezes que talvez a inércia da SME, seja mais por falta de conhecimento, coragem e medo de quem sabe mais do que politicagem.
    Creio que a falta de conhecimento e dinamismo, emperram as engrenagens. Tudo que deve ser modificado, requer trabalho e ....é tudo que o pessoal não quer na SME.

    ResponderExcluir
  4. Leila,
    Nosso principal objetivo é fazer com que o aluno sinta-se verdadeiramente inserido no espaço escolar.Através do desenvolvimento de projetos, conseguimos envolver toda a equipe e transformar o ambiente o mais agradável possível.

    O resultado positivo está começando acontecer.Essa turma que ganhou a gincana sempre foi vista como uma turma difícil pela falta de disciplina e com a participação nesse evento, perceberam o quão importante foi vencer as barreiras e conquistar o espaço deles já que foi uma gincana onde só estávam participando alunos do 2º seguimento. Eles mostraram que sabiam a importância daquela atividade e com muita garra recolheram quase 300 quilos de lixo.

    Hoje, estão cobrando o fechamento desse ciclo querendo ir ver a seleção do lixo e até mesmo a reciclagem lá na empresa que foi apanhar o lixo recolhido.

    A professora da turma está muito feliz porque a apartir dessa semana, está trabalhando com uma turma mais interessada, com muita vontade de aprender e estar na escola. A indisciplina se transformou em respeito entre eles, esses alunos perceberam que estão ali não só para serem criticados, pelo contrário, estão ali para serem valorizados como seres humanos que são.

    E com esse trabalho,a educação vai tomando o rumo desejado, a formação de verdadeiros CIDADÃOS. Acreditamos que as conquistas não pararão por aí, os resultados futuros nos índices do IDEB promete ser bem melhor!

    Não concordo quando diz que a SME é inerte, pelo contrário, tem muito nos apoiado em nosso trabalho. A diretoria de ensino está muito empenhada em prol da educação ambiental, formação da cidadania e tudo que compete a eles. Podem até encontrar resistências de algumas escolas, não sabemos se isso é fato, mas o Castelo Branco não tem o se queixar.

    ResponderExcluir
  5. Leila,

    Justamente por termos a educação formal como prioridade, que desenvolvemos esses projetos onde o aluno possa sentir que a escola é a extenção de sua residência ou até mesmo um espaço bem melhor que a mesma por se tratar de um ambiente onde ele possa se relacionar socialmente com muito respeito e respeitando o próximo.

    Acredito que só recebemos aquilo que temos a capacidade de dar...

    Estamos contando a cada dia com parcerias muito importantes que tem batido à nossa porta nos oferecendo ajuda para o desenvolvimento de nossos projetos.A comunidade está percebendo que as nossas portas estão abertas para todos que querem a evolução como um todo.Estamos contando com a diretoria densino e de projetos da SME, com a equipe do projeto boto cinza, com a equipe da AMALIS (associação de maricultura do litoral sul), com a diretoria de saúde ambiental do município,com os membros do Conselho Escolar Comunitário, com ambientalistas amigos da escola entre muitos outros...

    E com tanta união, não tem como receber resultados negativos.Podem até querer apontar os alunos do Castelo como "aqueles fraquinhos do Castelo" os resultados tem a cada dia mostrado o contrário.

    Nós do Castelo queremos união com as escolas de nosso distrito já que todos os nossos alunos e nossos fazem parte de uma única rede de ensino.

    ResponderExcluir
  6. Márcia,

    Obrigada! Assim como todos de minha equipe, acredito muito no futuro melhor para nossa educação.

    No dia da gincana, escutei uma frase da diretora de ensino de nosso município(Bethânia) que observando toda aquela ação disse:"É SÓ QUERER E FAZER QUE TUDO ACONTECE".

    Essa vem sendo a realidade do trabalho de toda a nossa equipe.

    ResponderExcluir
  7. RETIFICANDO A PENÚLTIMA POSTAGEM:

    Nós do Castelo queremos união com as escolas de nosso distrito já que todos os nossos alunos e nossos PROFESSORES fazem parte de uma única rede de ensino.

    ResponderExcluir
  8. Excelente! A Diretora de ensino, está só confirmando o que sempre digo: "É só querer e fazer que tudo acontece."

    Resta saber o que significa este "querer"!
    Querer uma educação de qualidade?
    Querer união verdadeira com a comunidade?
    Querer aceitar críticas?
    Querer aceitar sugestões?
    Querer respeitar vivências especiais que encontramos em nossa comunidade?
    Querer ser engrenagem, ou querer ser dono da engrenagem?
    Querer aprender também?
    Querer abrir horizontes?

    Volto a dizer que o Castelo está indo de vento em popa, mas cuidado com o ufanismo que pode distorcer as intenções iniciais. E assim, teremos escola, comnidade e educadores sendo usados em prol de algo não proveitoso para sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Caros colegas,

    É muito bom vermos logo de inicio os resultados do nosso trabalho e principalmente do nosso empenho e profissionalismo. Como afirma Pedro Demo, toda ação pedagógica é uma ação política... aí não precisa ser pedagogo para concluir que é política por sua intencionalidade.

    E com base nessa intencionalidade é que QUEREMOS mudar a história do Castelo Branco, é por amor ao nosso ofício que queremos deixar nossa marca... não só na educação, mas na vida e na história de cada criança. Em cada passo dado, em cada avanço, em cada dificuldade também (aprendemos muito quando erramos)e são as dificuldades que nos fazem crescer.

    Notem que frizei a palavra QUEREMOS, propositadamente pois, tenho certeza, cara colega Leila, que seus questionamentos são muito válidos e acrescem muito para nossa reflexão, assim como estou certa que a professora Bethania tem essa mesma vontade, mas não não me alongarei no assunto, pois, admiro o profissionalismo da nossa diretora de ensino e sei que não precisa que a defendamos, pois suas ações falam mais que palavras...

    Também não ficarei justificando a participação ou não da SME, pois, o mesmo se aplica... São as ações e os efetivos resultados que demonstram a competência dos profissionais que lá estão. Aí cabe a cada gestor escolar contagiar sua equipe com este querer, muito embora não dependa apenas do gestor, mesmo que ele tenha significativa parcela de responsabilidade. O grupo, a comunidade e os profissionais na U.E. são imprescíndiveis para termos bons resultados.

    E ainda, quanto ao ufanismo, não me importo com glórias, o que mais me move é essa vontade... esse QUERER. E quando vejo resultados como este, em que a turma modificou o comportamento depois deste evento, aí a vontade aumenta e nos direciona e incentiva a continuarmos a caminhada.

    Obrigada a todos, aos professores que estiveram o dia todo conosco (sábado, feriado), a coordenadora Ana e principalmente aos alunos que conquistaram, além desse troféu, o respeito, carinho e confiança de todos...

    É isso que QUEREMOS, é assim que faremos na educação de Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  10. Aplausos! Era isto que esperava como resposta.
    Entendam que o que faço é simplesmente LEMBRAR, QUESTIONAR e TENTAR EVITAR QUE PERCAM O FOCO.

    O trabalho de vocês está se destacando, e por isto estou sempre por perto para MOSTRAR a presença da comunidade. Volto a citar: Estão preparados para críticas? Ou por aqui só valerão os elogios? Estarão sempre certos? Ou retomarão o caminho da vocação quando se fizer necessário?
    Este QUERER não pode ser mudado para TER... segurança, prestígio ou VERDADES ABSOLUTAS.

    Um forte abraço a todas vocês e, LEMBRO QUE SOU comunidade. Minha presença em seu blog, também é mais que QUERER, é DEVER!

    ResponderExcluir
  11. Leila,

    Estamos sempre abertos às críticas porque entendemos que as críticas são muito válidas para estarmos nos avaliando constantemente, e, se não estivéssemos abertos às críticas não poderíamos dizer que somos uma U.E. democrática.

    Em uma instituição de ensino, não podem existir os donos da verdade afinal, precisamos estar em constante reciclagem para conseguirmos seguir a evolução que está ao nosso entorno.

    ResponderExcluir
  12. " Educar para cidadania inclui participar das decisões dos grupos sociais dos quais a pessoa faz parte, respeitar e ser respeitado, ouvir e ser ouvido. Uma educação comprometida com a cidadania fornece instrumentos para o resgate das dívidas sociais, promovendo a construção de um mundo mais humano". CF-98
    Parabéns E. E. Presidente Castelo Branco (Municipalizada), estamos juntos nesta caminhada!
    Ricardo Suzano Pedagogo

    ResponderExcluir
  13. A ESCOLA QUE A GENTE QUER

    A escola que a gente quer é a escola do prazer, aquela que a gente pode vir todos os dias e nunca sinta vontade de ir embora.
    Não queremos uma escola que só tenha mesas, cadeiras, quadro negro e giz, mas sim uma escola da experiência, da boa convivência e da clareza.
    Se um dia alguém trouxer um peixe que foi pescado no riacho perto da nossa casa, ele será nosso objeto de estudos.
    Se um dia trouxermos o morador mais antigo da nossa comunidade, ele será o nosso objeto de estudo.
    Esta é a nossa vida, a nossa realidade, a nossa democracia.
    Oh! que escola maravilhosa, aquela onde a nossa professora não é dona de toda a verdade, mas sim fiel companheira e cúmplice de todos os bons e dos ruins, dos tristes e dos alegres momentos, a facilitadora da aprendizagem.
    O que a gente deseja é aprender tudo ou quase tudo e que um dia possamos dizer todas as letras.
    Que saudade da minha escola maravilhosa!
    Joseni Costa das Neves

    ResponderExcluir
  14. Ricardo,

    A escola nos proporciona os melhores ou piores momentos de nossas vidas. Estas lembranças poderão ser positivas ou negativas.

    E como podemos fazer com que estas lembranças tenham o sabor de fruta madura?

    Só mesmo tendo como "agricultores" da sociedade, profissionais leais a seus ideais de vida, que apesar dos entraves que encontram, tenham o objetivo maior de aprender, aprender e ensinar, ensinar e ensinar.

    Profissionais que não desistem. Profissionais que tenham o orgulho de ver nascer por suas mãos, grandes homens e grandes mulheres que mais adiante, trarão em suas memórias a presença firme e dedicada de seus mestres.

    Você sabe melhor que eu, a diferença entre aluno e discípulo. Que vocês façam discípulos nesta trajetória.

    Discípulos da cidadania consciente, do amor ao seu próximo e o respeito aos profissionais da educação.

    Gestores vem e vão, porém os profissionais da educação, continuarão a ser em sala de aula, os gestores do futuro de cada aluno.

    ResponderExcluir
  15. Ando tão feliz com o desempenho desta Ue... Gostaria muiro de ser convidada a participar das atividades que são desenvolvidas por estes colegas tão concientes de seu papel na sociedade!

    ResponderExcluir
  16. Márcia Maralhas,

    Obrigada! O Castelo Branco hoje conta com o apoio de “amigos da escola” maravilhosos , que nos apoiam e nos ajudam nessa árdua missão de educar. São biólogos, ambientalistas, historiadores, contadores de histórias, representantes de nossa comunidade entre muitos outros que chegam, se apresentam e se oferecem... A senhora não precisa ser convidada, sinta-se à vontade para participar de nossas atividades. Fazemos parte de uma comunidade muito presente e participativa e as portas de nossa U.E. sempre estarão abertas à todos que se propuserem a ajudar.

    ESCOLA E COMUNIDADE PRECISAM ESTAR SEMPRE UNIDAS POR UM FUTURO MELHOR!

    ResponderExcluir