A ocupação desordenada de áreas naturais, a exploração predatória de recursos da natureza e a poluição são algumas ações humanas que têm trazido sérias consequências, levando o planeta a perder cada vez mais espécies animais e vegetais.
Para chamar a atenção do público para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade.
Certo da importância desse tema, a equipe da E.E.Presidente Castelo Branco, estará voltando todos os projetos desse decorrente ano à PROTEÇÃO AO PLANETA E A SUA BIODIVERSIDADE, a começar com esta feira de Ciências que contamos com a colaboração da comunidade de Muriqui, de nossos alunos, professores, toda a equipe de funcionários e de convidados que abrilhantaram nosso evento com palestras e outras apresentações.
Os temas abordados e atividades desenvolvidas foram:
danças,
poesias,
peças teatrais,
exposições de maquetes e pesquisas,
materiais para sustentabilidade no mar (maricultura),
agentes de saúde com o mosquito da dengue,
o aproveitamento da água da chuva,
a poluição da água,
o ciclo da água com terrários,
artesanato com material reciclável,
confecção do sabão ecológico do castelo (com óleo de cozinha saturado),
o aquecimento global,
biodiversidade,
desmatamento,
a floresta preservada,
distribuição de mudas de árvores nativas de nossa mata atlântica,
palestras sobre biodiversidade marinha de nossa região ( Tec. De meio ambiente Fernando O.Gomes da Silva),sustentabilidade e maricultura ( Biólogo Marcos Abreu), Dengue( Dir. De saúde Alexandre Taveira), perigos em casa e no meio ambiente ( Equipe da Defesa Civil).
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o projeto mas, não identifiquei em nenhuma das fotos a presença de representantes da SME.Já é velha a história que só prestigiam os eventos que lhes conveem...Vcs estão concorrendo a algum prêmio?Cuidado heim,se estiverem,só ganharão se permitirem que a SME diga que a ideia partiu deles...
ResponderExcluirMas, parabéns pela iniciativa só não se iludam se pensam que podem melhorar a educação pq uma andorinha só não faz verão e os interesses dos nossos desgovernantes são bem outros...
Passei dentro de um ônibus em frente à escola e achei muito lindo o movimento, que esse projeto tenha surtido efeitos positivos à comunidade local...
marcos silva, o prêmio que recebemos na culminância desse projeto, foi a participação em massa de nossa comunidade, dos nossos alunos, dos professores, funcionários e de nossos convidados que abrilhantaram nosso evento com suas palestras e outras atividades.
ResponderExcluirO maior prêmio que podemos conquistar é ver o nosso dever de educadores sendo cumprido quando nos dedicamos a formação de nossos cidadãos.Não posso negar que não houve a participação de representantes da SME e que assim como em ouros eventos até ficamos um pouco tristes mas, precisamos compreender já que eles têm uma vida muito cheia de atividades e o tempo acaba ficando curto para tantos eventos. Mas, obrigada pelo elogio, ele é um exemplo de efeito positivo do nosso trabalho.
Parabéns!
ResponderExcluirSó não concordo com a desculpa do não comparecimento dos representantes da SME, pois este seria um dos compromissos inerentes a função dos gestores.
Concordo porém quando falam que o maior prêmio é a presença da comunidade e a conscientização de que participando e vivenciando as informações, teremos uma sociedade responsável por seus atos e por sua mudança de identidade social.
Só prestem atenção quanto ao "nariz torto", afinal se a UE começa a obter resultados, poderá ser barrada em suas iniciativas.
Compromisso com a educação é dever de todos, porém nem todos pensam assim!
Parabéns de verdade, afinal o Colégio Castelo Branco é considerado o patinho feio de Muriqui.
Leila Castro, obrigada...O patinho feio está mostrando que pode virar um lindo cisne...
ResponderExcluirSr. Marcos Silva, obrigada pelos elogios. Gostaria de esclarecer sobre o não comparecimento de representantes da SME. Em primeiro lugar, a diretoria de ensino da SME estava envolvida, neste mesmo dia, com um seminário de capacitação para professores. Em segundo lugar, quem estava presente no evento - Feira de Ciências - pôde ouvir a justificativa do não comparecimento da secretária de Educação profª. Mônica Santos que gostaria muito de prestigiar o evento, mas por motivos maiores não pode comparecer, porém parabenizou toda a equipe e mandou os cumprimentos aos presentes. E em terceiro lugar, como já foi esclarecido e muito bem colocado, nosso maior prêmio´reflete-se na educação de nossos alunos.
ResponderExcluirComplementando, ainda gostaria de acrescentar que a SME deu todo suporte necessário para que o evento ocorresse da melhor forma possível, e tudo que fizemos foi na certeza de que estamos cumprindo com nossa tarefa de educadores e, educadores comprometidos com a educação para a cidadania e com a qualidade das nossas ações pedagógicas. Obrigado a todos que prestigiaram e que nos apoiaram neste evento. A parceria com a comunidade e outras instâncias da PMM, como secretaria de saúde, e demais palestrantes e colaboradores, foi imprescíndivel para o nosso trabalho e para o sucesso deste evento.
ResponderExcluirSra Diretora,
ResponderExcluirVou respeitar seu posicionamento que é perfeito e ético. Estranharia se assim não fosse.
A parceria com as outras instâncias da PMM também é inerente a função deles, tal qual seria a presença de algum representante da SME.
Volto a dizer que isto também não é importante, pois partindo do príncipio que aqueles que são importantes, ou seja, o público alvo compareceu e prestigiou a primeira feira de ciências do Castelo Branco.
Um abraço e fiquem com os votos para que tenham uma excelente gestão.
Você e sua escola estão de parabéns pelo projeto realizado ,levando a conscientização de um mundo melhor através do trabalho e do conhecimento .
ResponderExcluirOBRIGADA ESTRELINHA,
ResponderExcluirÉ PRECISO ACREDITAR EM UM MUNDO MELHOR!