terça-feira, 29 de junho de 2010

ELEIÇÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO CEC

"A criação do Conselho Escolar traz para o interior das Escolas Públicas a possibilidade de democratizar as estruturas do poder escolar, pois permite a seus agentes a formulação de políticas de interesses locais, estabelecendo um processo de diálogo com a comunidade escolar, fazendo valer os direitos constitucionais de sua comunidade. A democracia, a liberdade, e a autonomia plena são um processo de conquista conjunta, coletiva da sociedade que se organiza e se insere como sujeito da história. Ou seja, traz a participação de pais para a formulação e gestão, pedagógica e financeira da escola pública. Todavia esse processo necessita, ainda, de maior democratização do poder escolar permitindo a participação e tomada de decisão por toda a comunidade. Dessa forma, diretores, professores, pais de alunos, merendeiras etc., enfim, toda a comunidade escolar tem direito a voz e voto nos conselhos de escola" .

Divulgação
Reunião para escolha de candidatos
Candidatos:
Funcionários:
Iara Andrade Coutinho
Isaías dos Reis Moraes

Professores:

Marta Garcia de Arruda Sampaio
Ângela Reis
Valéria
Sara de Oliveira

Comunidade:
Lilian Batista
Flaviane

Pais:
Roberta
Mônica
Adélia

Alunos:
José Florêncio
Sebastião
José Tomais

Momento de votação

Apuração

A partir da apuração de reestruturação, foram eleitos os seguintes membros para o CEC:

Funcionários:
Isaías Reis

Pais:
Roberta

Professores:
Sara Oliveira

Comunidade:
Flaviane

Alunos:
José Tomais




9 comentários:

  1. Que a escola esteja realmente unida com a comunidade para lutar por um futuro melhor.Que não seja apenas mais uma eleição para constar nas atas e regulamentos.
    Faço parte dessa comunidade e não tenho visto ações concretas dessa escola para comunidade trabalhar em prol do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação, porém cabe esclarecermos alguns pontos, caro colega da comunidade:

    Em primeiro lugar - a escola não concretiza ações PARA a comunidade, mas trabalha COM a comunidade;

    Em segundo lugar - a escola, estando inserida em uma comunidade AUTOMATICAMENTE já faz parte da mesma e como instituição de educação a esta presta um serviço especializado;

    Em terceiro lugar - a comunidade deve estar inserida na escola, uma vez que a escola já faz parte da mesma, cabe a TODOS buscarmos esta parceria - escola x comunidade, e

    Em quarto e último lugar - Você quer ação mais concreta que EDUCAR os "filhos" da comunidade? E para isto buscamos parceria, melhoria e qualidade. Porque acreditamos que estaremos mais próximos de um educação de qualidade se trabalharmos em parceria, por isso nosso lema

    "escola e comunidade de mãos dadas para um futuro melhor"

    ResponderExcluir
  3. Sra. diretora,
    Creio que o anônimo expressou-se se uma forma e se fez entender de outra.
    Caso eu esteja errada, peço ao anônimo que me desculpe, pois estou tentando mediar o diálogo.

    Pelo que entendi a pessoa se posiciona corretamente quanto ao questionamento de "mais uma eleição para se constar em ata e atender a regulamentos".
    Isto é prática comum em todos os conselhos do município e como se diz "gato escaldado ....". Assim, em um espaço democrático, faz seus questionamentos que deve ser ser considerado muito saudável.
    O trecho a seguir é que gerou o mal entendido:

    "Faço parte dessa comunidade e não tenho visto ações concretas dessa escola para comunidade trabalhar em prol do desenvolvimento."

    Ela afirma que não vem percebendo nenhuma ação concreta que incentive a comunidade a trabalhar (participar) em prol do desenvolvimento.

    Desta forma, seu primeiro, segundo e terceiro lugar foram respondidos baseados em má interpretação do questionamento do anônimo.
    Quanto ao quarto e último lugar, concordo com a resposta, desde que transforme-se em açoes concretas e não seja somente fruto de um lindo e útil discurso.

    A discussão saudável e em pé de igualdade é produtiva e, gera consciência cidadã de que a responsabilidade social é dever e DIREITO de todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Sra Leila,

    Obrigado pelo exclarecimento, foi exatamente o que eu quis dizer. A Castelo Branco , assim como todas as escolas que conheço no município, sempre teve conselho "fictício" assim como o conselho municipal de educação que é composto por diretores das escolas o que foge ao esperado.

    Espero ver essa escola sendo a primeira com um CEC atuante e a Democracia sendo praticada com total plenitude.

    Para que a Comunidade possa ter LIBERDADE de "trabalhar" junto à U.E. em prol de melhorias educacionais e sociais.

    ResponderExcluir
  5. Leila, muito obrigado... suas intervenções são sempre muito produtivas,

    Gostaria de esclarecer que, de fato, posso ter interpretado mal o questionamento do colega da comunidade, mas minha intenção foi justamente esclarecê-lo e jamais ser indelicada ou tentar amenizar a sua participação, pois, conforme a Leila disse, estamos em um espaço democrático e, como tal, a participação de todos é sempre muito bem vinda e digna de ser respeitada. Mas, volto a dizer, minha intenção, ao esclarecer item a item, foi deixar tudo bem claro e acrescentar informação ao conhecimento do colega e todos quanto se interessam.

    Bom, mas já estamos todos entendidos, certo?

    E pode crer, Leila, que de fato, o que descrevo no item 4, é o que espero e o que QUERO. Mas também sei que não é fácil, seria muito comodo para mim e qualquer outro gestor simplesmente "manter o barco navegando" e ditar o caminho/rota que os "marinheiros" devem seguir.

    Mas não é isso que QUERO, sei que o caminho deve ser construindo por todos, planejado, discutido, orientado... para isso que buscamos parceria... e, acredito que dessa forma torna-se melhor e mais agradável o navegar, embora passemos por tempestades sabemos que todos estarão sempre unidos em busca do mesmo ideal...

    Obrigado a todos quantos estão conosco nesta caminhada...

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Querido colega da comunidade,

    Mais uma vez peço desculpas se interpretei mal sua participação e gostaria de incentivá-lo a participar de nossas discussões, que muito nos fazem refletir e até mesmo adotar novas ou mudar certas posturas...

    Bom, mas mais uma vez, gostaria de esclarecer outro ponto que você colocou, não antes de dizer que, realmente muitos conselhos só funcionam no papel e, é exatamente o que queremos evitar na Castelo Branco, ao contrário, sempre incentivamos e buscamos a participação de todos.

    Mas, o que tenho a dizer, é sobre o Conselho Municipal de educação. Sinto-me na obrigação de esclarecer sobre tal, pois faço parte do mesmo - como membro suplente dos representantes de diretores.

    Bem, o Conselho Municipal de Educação é composto por seus representantes, assim sistematizados:

    * Representantes da SME;
    * Representantes de DIRETORES das escolas públicas municipais;
    * Representantes dos profissionais de educação da rede efetiva municipal;
    * Representantes do Jurídico;
    * Representantes de pais ou responsáveis de alunos das escolas públicas municipais;
    * Representantes de entidade/comunidade, e
    * Representantes de professores efetivos das escolas públicas municipais.

    Portanto, os diretores das escolas tem uma representação dentro do Conselho Municipal, mas o mesmo não é composto apenas por diretores...

    Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Agora, entramos em um assunto bastante grave!
    A composição do CME deve ter esta representatividade, porém...... sabemos que os representantes dos segmentos são..... diretores e exercem cargos de confiança na SME!
    É legal? É legítimo?
    Quem é o representante dos pais de alunos?
    Quem é o representante da comunidade?
    O representante dos profesores?
    Que cargos ocupam?
    Isto é imoral! Pode ser até que esta composição não possa ser considerada ilegal (tenho minhas dúvidas), mas não é legítima em sua representatividade.

    Stefânia, minha participação neste blog é por desejo sincero de que o Castelo conquiste os resultados compatíveis com as ações que vocês estão implantando, mas não podemos "tapar o sol com a peneira" dos arranjos nos conselhos municipais.

    ResponderExcluir
  8. Leila, sei que sua participação e suas colocações são sinceras e respeitosas, e é somente por isso, por causa do respeito que tenho a vc e a todos que responderei esta questão, mas não quero que o blog fuja do foco, pois daqui a pouco, se assim continuarmos, sabe que as bandeiras serão erguidas...

    Pois bem, para a eleição do CME TODAS as escolas receberam uma comunicação para que enviassem representantes para se candidatarem a membros do CME (representante de professores, da comunidade, pais/responsáveis...), então coube as diretores fazerem esta comunicação e assim enviarem estes representantes (o que nossa escola fez).

    Chegando lá, houve um espaço aberto para que estes representantes se candidatassem e sucessivamente houve a eleição.

    Acho sinceramente, que falta também vontade da comunidade em participar, pois, para apontar os erros e fazer críticas depreciativas encontramos muitos, mas poucos são os que realmente querem contribuir para melhorar, para somar.

    Participar dá trabalho, requer busca, participação, conhecimento... nem todos estão dispostos...

    Vejo que vc sim, tem uma base sólida e pode muito contribuir...

    Obrigada pela participação, mas com todo respeito à sua crítica, não estamos tapando o sol com a peneira, se houve algum tipo de 'arranjo' e se não há legitimidade na representatividade foi por falta de pessoas que se cadidatassem e se interessassem...

    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. Stefânia, mais uma vez concordamos. Este espaço poderia até ser usado para estes debates, mas também sabemos quais seriam as consequencias...

    Sei que a população de um modo geral, não quer comprometimento e por vezes crê que não está capacitada para este tipo de participação, mas também não é estimulada por políticas públicas claras e voltadas a inclusão da sociedade na gestão de seu governo.

    Te digo com sinceridade que meus olhos voltaram-se para o Castelo por perceber que ao menos vocês estão tentando. Porém, isto não acontece em outras UE´S e falo com conhecimento de causa, pois em várias UE´S o convite para eleição do CME. nem foi feito aos responsáveis e nem a comunidade em geral.

    Transparência só se conquista, sendo de fato ético e não se utilizando das brechas das leis para burlar a sociedade.

    Se em todas as UE´S fossem afixados avisos nas portas, fizessem faixas convocando a comunidade para participar, com toda certeza, ao menos um representante de cada unidade estaria presente a eleição.

    E mais, mesmo que não houvesse um representante, éticamente não deveria ser eleita nenhuma pessoa que tivesse vínculos com a secretaria para representar a sociedade. Convocaria-se novas eleições com ampla divulgação! Isto é ético e moralmente aceitável!


    Não quero usar este espaço para estas polêmicas, mas são críticas que deveriam ser entendidas como positivas, na medida em que não as faço para angariar qualquer vantagem de cunho pessoal.

    Tenho total interesse em contribuir, não para governos, mas para a sociedade receber aquilo que lhe é devido.

    Educação é nosso maior patrimônio e evita que futuras gerações sejam usadas em seus direitos e desconheçam seus deveres.

    ResponderExcluir