sexta-feira, 2 de julho de 2010

Semifinal do SOLETRANDO

SOLETRANDO é um projeto contínuo que tem por objetivo desenvolver a escrita correta dentro das exigências da reforma ortográfica.Teve início no 1º bimestre onde as professoras de sala de leitura em suas aulas foram fazendo a seleção para essa Semifinal que aconteceu no dia 24 de Junho do corrente ano (2º Bimestre) e contou com dois grupos: Grupo 1, com alunos do 1º e 2º ano de escolaridade. E o Grupo 2 com os alunos do 3º,4º e 5º ano de escolaridade ( sendo dois alunos selecionados de cada turma da U.E.).

Além das professoras de Sala de Leitura, contamos com o total apoio das professoras regentes que foram percebendo a melhora no desempenho de seus alunos no decorrer do período. Podemos contar também com a colaboração do professor Isaías de Informática, da Inspetora Sônia, da Coordenação Pedagógica e Direção da U.E.

A grande Final, será no 3º Bimestre e os alunos das turmas já estão organizando as torcidas.

6 comentários:

  1. Estas crianças SOLETRANDO me deixou sem palavras...Foi muito emocionante ver os pequeninos do primeiro ano conseguindo soletrar palavras com fonemas que ainda não foram vistos em suas aulas e mais ainda as professoras vibrando e surpresas com seus alunos. E o Grupo 2, que emoção aquela torcida toda dos companheiros de turma! E a turma do 3º ano(do 2º turno), que não queria participar por disputar com o 5º ano e no entanto, foi a aluna dessa turma que se classificou para a final.A professora Marta quase chorando a cada eliminatória!!!!

    Cada detalhe, cada gesto foi PURA EMOÇÃO!

    Parabéns a todas as professoras que vem se empenhando nesse projeto.Parabéns a todos os alunos que estão participando. Vocês são maravilhosos!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!

    São os projetos que fazem das escolas ambientes mais agradáveis.É preciso sair da "mesmice" do cotidiano escolar para que o aluno sinta vontade de estudar.O mundo fora da escola anda muito mais atraente e nós educadores precisamos evoluir nesse sentido. TIRO O CHAPÉU pra essa escola que vem mudando a cara de Muriqui.

    Professora Sulamita de Itaguaí ( Moradora de Muriqui).

    ResponderExcluir
  3. A diferença maior e que talvez esteja passando em segundo plano, é a estimulação e incentivo em "acordar" a vontade de fazer a diferença, nos educadores da escola.

    Parece que acordaram e perceberam que apesar da desvalorização profissional, apesar de não serem reconhecidos como alicerce de toda uma sociedade, apesar de se sentirem tão logrados, ELES realmente poderão ajudar a modificar o futuro e o presente de tantos!

    E assim, a energia vai se transformando em ação que contamina ou melhor, que se transforma em combustível que fará com que mais e mais educadores se reergam e façam da sala de aula seu santuário de amor a sociedade.

    Vai Castelo.... empurrem esta carroça que é a educação em nosso município.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos alunos, professores, coordenadores... essa é a equipe de que me orgulho!!!!

    Realmente, os alunos do primeiro ano deram show... e pensar que a professora quase discutiu comigo e com a Ana por causa da participação deles com o segundo ano, mas como não foi sua surpresa ao vê-los soletrando palavras que ela ainda não trabalhou em sala de aula...

    Obrigada pela participação da professora Sulamita de Itaguaí e Leila - como sempre nos incentivando...

    Mas sei Leila, que ainda temos muito que melhorar no município em termos de educação, mas quando vejo o quanto temos crescido e comparo com a realidade de outros municipios, tenho orgulho da nossa educação... sei que sou suspeita para falar porque MANGARATIBA está no meu coração - apesar de não ser mangaratibense, amo este lugar e acredito na nossa educação...

    Sei que podemos fazer a diferença e estamos aí para lutar por um futuro melhor e este futuro começa AQUI - na EDUCAÇÃO...

    Como já dizia o filósofo - 'precisamos educar os homens hoje para não precisar puní-los amanhã'...

    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Stefânia,

    Amar Mangaratiba é fácil! Querer o melhor é tudo! Agora, vamos ser realistas e este trecho de seu texto é coerente com seu cargo de direção, mas não corresponde a realidade:

    "Mas sei Leila, que ainda temos muito que melhorar no município em termos de educação, mas quando vejo o quanto temos crescido e comparo com a realidade de outros municipios, tenho orgulho da nossa educação..."

    Hoje saiu o resultado do IDEB e comparando com outros municípios.......tenho vergonha de nossa educação!
    Se compararmos pêmios X resultados, só chegaremos a uma conclusão; que tais prêmios são forjados.
    Se compararmos os investimentos em outros municípios, com PIB inferior ao nosso e que atingiram as metas do MEC, faremos uma auto-crítica sincera, onde se esgotam os argumentos de que por aqui, temos uma educação digna.

    São muitos os parâmetros para comparação e em todos ficamos abaixo da propaganda que se instituiu em Mangaratiba quanto a nossa educação.

    Não tenham vergonha em ser destaque onde a mediocridade e o desprezo pela população são práticas comuns.

    ResponderExcluir
  6. Leila,

    Sei que sempre será comum as pessoas atribuirem minhas falas ao que cargo que hoje ocupo, é esperado e até compreensível.

    Mas, antes de TER um cargo, SOU uma educadora. Quanto a amar Mangaratiba tenho que discordar de vc, pois, se levarmos em conta os prós e os contras da nossa HISTÓRIA e a nossa realidade, não é tão fácil assim ESCOLHER permanecer no município por amor, mas obviamente querer o melhor para o município é TUDO, e isso é justamente o que eu - e creio você também - almejo.

    Quando comparei nosso município com outros não tive por base as notas do IDEB e as premiações que nosso município conquistou. Falei com base no que já vivenciei - já trabalhei em outros municípios e também já realizei pesquisa acadêmica em tais, e conclui que, embora TENHAMOS MUITO A MELHORAR, nossa educação não é das piores.

    Tanto que, por falar em IDEB, de 3.9 em 2005, nosso município foi para 4.2 - ACIMA DA MÉDIA NACIONAL que é 4.0.

    Mas não quero me prender a dados estatísticos - embora reconheço que eles são imprescíndiveis e de extrema importância - falo com coração, independente do cargo que ocupo ou de qualquer posição partidária - amo Mangaratiba e ACREDITO na nossa educação, pois, podemos não ser os melhores, mas no que depender de mim e muitos outros sempre faremos o possível para que o MELHOR seja feito.

    Também não é minha intenção prender-me a um discurso "melodramático", pois, para que compreenda, minha formação em Teologia, Pedagogia e Psicologia - áreas humanas - é que contribuem para esse meu jeito de escrever - que é também jeito de ser.

    Abçs,

    ResponderExcluir